Design Problems!

(Antes eu pensava que eu ia postar aqui coisas naão relacionadas a tecnologia, mas realmente, não dá)

Vamos dizer que eu tenho um problema de design.

Na verdade, não é nem o problema, e sim, uma dúvida.

Mas nem é uma duvida, é um bad-smell.

Deixa eu explicar:

Eu estava, hoje, feliz e contente, desenvolvendo uma aplicacao pra empresa em que eu trabalho, quando, ao pesquisar algumas coisitas me deparo com um post entitulado:

“Why getter and setter methods are evil”

Bem, eu uso e sempre usei getters and setters em todas as minhas classes de modelo. E acho que vou continuar usando.
Mas, lendo o post do Allen Holub, eu percebi que realmente utilizar getters and setters é ruim EM ALGUNS CASOS.

Mas eu decidi procurar uma segunda opinião e, essa segunda opinião veio de Carl Horstmann e, eu achei a idéia dele bem interessante.

Segundo ele, todos, desde os defendedores dos getters and setters até os chatos OO Purists, discutem sobre esse assunto, mas ninguem toma uma atitude real para resolver esse problema, como uma annotation @property (read=true, write=false)

Mas meu problema é:

Eu tiro ou nao os getters e os setters?
Se eu deixo, deixo quais?
E, por deus, como eu vou fazer minhas classes serem mais do que saco de propriedades? => Coisa que ninguém me explicou até agora?

Technorati Tags: , ,

This entry was posted in technology and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

